STJ determina que Fazenda pode arbitrar base de cálculo do ITCMD
Publicado em 09/04/2025
A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu, de forma unânime, que a base de cálculo do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), na sucessão de quotas de capital social de sociedade, pode ser ajustada pelo Fisco, se o valor patrimonial das quotas não se mostrar compatível com os preços praticados no mercado.
A discussão versava sobre decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) que determinou que a Fazenda estadual refizesse o cálculo do ITCMD, considerando o valor patrimonial da sociedade da qual o contribuinte fazia parte e abatendo as dívidas de seu espólio.
O Ministro Francisco Falcão, de forma contrária ao que havia sido decidido no TJMT, argumentou que a empresa tinha imóveis como patrimônio, superando o valor de suas quotas sociais. Por essa razão, considerou que o ITCMD deve incidir sobre a integralidade dos bens.
Considerou-se, ainda, que para garantir a justiça fiscal, a Fazenda Pública tem a possibilidade de corrigir distorções nos valores informados, garantindo-se, invariavelmente, os direitos do contribuinte ao contraditório e à ampla defesa, como previsto na Constituição Federal.
A equipe tributária do escritório ALMA Law se coloca à disposição dos contribuintes interessados na temática.
Autores: Marcelo Emery e Maria Eduarda Rodrigues
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
Receita: nova SC trata da segregação
Publicada ontem (15/4), a Solução de Consulta (SC) nº 72/2025 da Receita Federal traz esclarecimentos relevantes sobre os limites do planejament...
Ler maisPortaria da PGFN dispõe sobre
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional publicou hoje, 7/4, no Diário Oficial, a Portaria PGFN/MF nº 721 (de 3 de abril de 2025), que “dispõe...
Ler mais